Turmas do 3º ano aprendem Matemática por meio de brincadeiras - Colégio Pio XII

A Matemática pode ser um pouco complicada às vezes. Por isso, é de extrema importância que os alunos tenham uma boa base e um excelente  desenvolvimento das operações iniciais. São nos primeiros anos do Ensino Fundamental que aprendemos ensinamentos que levaremos para a vida toda. É normal que alguns alunos sintam dificuldades no início. E foi pensando nisso que a professora Jacitara Figueiredo, nossa querida Tia Jô, montou uma nova estratégia com as turmas de 3º ano.

Ela levou os alunos para o pátio da escola, e os separou em dois grupos. Cada grupo recebeu cartões de cores diferentes, contendo informações que não deveriam ser reveladas. Depois, ela explicou a brincadeira para as crianças. Os alunos que possuíam cartões de cor vermelha deveriam ler a instrução contida, que era uma operação de multiplicação. O aluno do grupo oposto que possuísse o cartão com a resposta, deveria dizê-la em voz alta. O restante dos alunos precisava julgar se a resposta do colega estava certa ou errada.

Dessa forma, os alunos foram levados a pensar rapidamente sobre o resultado das equações propostas, estimulando o desenvolvimento das funções cognitivas. Claro, além de se divertirem muito, puderam treinar melhor a operação da multiplicação.