Vai dar tudo certo família Pio XII! - Colégio Pio XII

Para a nossa tradicional “Coluna Família x Escola: a indispensável parceria” de hoje, separamos um lindo texto do portal SOS Educação (@soseducação) que fala sobre o momento que vivemos atualmente.

“Michael Hines, da Escola de Educação na Universidade de Stanford, escreveu um livro em que relata esse período em que família e escola se uniram para manter os alunos estudando. A tecnologia disponível à época era o rádio. Foi simples? Não! Os alunos aprenderam tudo, na mesma intensidade e ritmo? Não. Deu tudo certo? Sim! O objetivo maior era garantir que os alunos tivessem o seu direito à educação atendido.

Adivinha qual foi um dos maiores desafios? O envolvimento das Famílias. Todo um esquema foi montado, com um sistema de participação dos pais via telefone, no momento em que as aulas estavam sendo transmitidas, para que pudessem trazer palavras de incentivos, dúvidas e também reclamações. As mais comuns eram sobre a velocidade com que as aulas eram apresentadas e algumas vezes as interferências no áudio que chegava até os lares da periferia de Chicago.

Os jornais impressos locais se uniram e, no dia seguinte a cada aula, apresentavam as atividades que os alunos deveriam fazer em casa, como tarefa. Os jornais impressos levavam também as informações sobre os horários e dias de cada aula. Nas segundas, quartas e sextas as aulas eram de Estudos Sociais e Ciências. Nas terças, quintas e sábados, Comunicação e Expressão e Matemática.

Enquanto isso, cientistas trabalhavam no desenvolvimento da vacina, que hoje permite aos nossos filhos estarem imunizados contra esse mal que atingiu tantas pessoas entre os anos 1930 e 1960.

Vai dar tudo certo. Vamos sair dessa com muitas histórias de superação para contar.”