Vocês conhecem o “pote da calma”? As crianças dos Maternais 3 amaram! - Colégio Pio XII

Notícias

As turminhas do Maternal fizeram o “Pote da Calma” e amaram. Vocês sabem como funciona? Pois vamos explicar: inspirado no método Montessori, que propõe a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo, o “pote da calma” ou “pote do relaxamento” é usado para acalmar crianças depois de uma situação de stress ou ansiedade. Normalmente, é preciso mais do que algumas palavras relaxantes para relaxar uma criança após um ataque de nervos. É aí que ele entra em ação.

É muito simples e pode ser feito com um pote reaproveitado (maionese,requeijão), desde que seja transparente e permita a visibilidade do seu conteúdo para as crianças. Colocamos água morna e despejamos glitter, tinta, corantes, etc… Quanto mais colorido e brilhante melhor.

 

 

O objetivo do pote é distraí-los com a tinta e o glitter se movendo dentro do recipiente. Assim, eles se concentram no pote e têm tempo de respirar e se acalmar. Além disso, cria um momento propício para que as crianças se expressem e tentem explicar os motivos de raiva ou tristeza.

Ideia super interessante que as tias Gleice, Luciana, Suelen e Amanda tiveram! Os potes construídos pelas crianças ficaram nas salas de aula, e serão usados sempre que houver algum momento de stress.

Amamos a ideia! #SouMaisPioXII