AULA DE CAMPO: OS ENCANTOS DE PEDRA AZUL - Colégio Pio XII

O mês de agosto foi, sem dúvidas, muito proveitoso para o Ensino Médio e Fundamental do Colégio Pio XII.  Na 6ª feira/15 aconteceu mais uma saída pedagógica. Cumprindo o objetivo de buscar o conhecimento além das fronteiras da sala de aula, os alunos do Ensino Médio e os alunos do 9º Ano fizeram uma visita de dia inteiro  ao Parque Estadual de Pedra Azul.SAM_2033IMG_7316

Acompanhados dos professores Robson Mauro, de Educação física, e  Tarcisio Neves, de História,os  nossos adolescentes puderam conhecer os encantos e belezas do Parque, que possui como grande atração a Pedra Azul, uma formação rochosa de granito, de 1.822 m de altura. Recebidos pelo Guarda Florestal local – que é chamado carinhosamente de “Guarda Belo”, os nossos alunos foram apresentados à história do Parque e à diversidade da fauna e flora que o constituem.
IMG_7220 SAM_2077

Apresentações e recomendações feitas, nossos alunos partiram para a aula de campo através da trilha das piscinas naturais. A caminhada tem cerca de 1,2 Km e incluiu a observação da vegetação e do relevo. O ponto alto da trilha foi a escalada com cordas, com um baixo nível de dificuldade, mas um alto nível de emoção. A duração dessa escalada pelo parque foi de 3h, com a atração de nove piscinas naturais escavadas na rocha pela ação do tempo e das águas.
IMG_7278 SAM_2063 SAM_2065

Ao concluir a descida, nossos alunos se despediram do Parque levando em seus corações e mentes as lições de amor à  natureza e o compromisso com a preservação do meio ambiente. Após um delicioso almoço no típico Restaurante Peterle, encerramos nossa aula de campo com um outro evento bombástico: a descida de tirolesa, desafio concluído com êxito por nossos alunos, que se divertiram muito.
SAM_2086 SAM_2090

Ficou em todos os participantes a sensação de que eventos como esse, além de acrescentarem muito ao processo ensino/aprendizagem, favorecem a integração e a socialização dos nossos alunos, e desperta em nossos jovens o orgulho por este Estado maravilhoso em que vivemos.
IMG_7207Uma aventura e tanto, não é mesmo? Confiram aqui todas as fotos da Saída Pedagógica.