1º Ano B trabalha a escrita no quadro - Colégio Pio XII

Notícias

A pesquisadora e professora argentina Delia Lerner,  autora de um livro que já se tornou um clássico entre os profissionais que trabalham com alfabetização, afirma que a escola precisa funcionar como uma micro sociedade de leitores e escritores. Isto significa que para se enfrentar o desafio de formar pessoas que de fato saibam ler e escrever é preciso que as crianças tenham, desde cedo, experiências de leitura e escrita, numa “versão que se ajuste muito mais à prática social, o que permite que as crianças possam se apropriar efetivamente da língua escrita”.

Apresentar os textos em seus contextos reais também ajuda a criança na hora de ler e de escrever, pois elas contarão com conhecimentos importantes acerca do porquê os textos nos servem, a sua função, do que eles costumam tratar, que forma possuem. Para que cheguem com esse conhecimento ao aprender a ler e escrever por conta própria, as crianças precisam ter participado de muitas situações de leitura e de escrita. Precisam ter ouvido histórias lidas com muita frequência, ter tido contato com textos diversos, ter preparado pratos a partir de receitas, ter recebido e escrito bilhetes, ter sido incentivadas a escrever “do seu jeito”, construindo hipóteses sobre o sistema de escrita.

 

As crianças amam escrever no quadro, não é mesmo? Difícil achar uma que não goste. Para aproveitar essa caraterísticas de seus aluninhos, a professora Sandrielen Gratz ministrou uma aula onde suas fofurinhas puderam trabalhar a escrita no quadro. Olhem os rostinhos sapequinhas! Como não amar esse 1º Ano B?!