Camadas do planeta Terra é aprendida de forma lúdica por quartos anos - Colégio Pio XII

A ciência tem o objetivo de explicar a vida, de forma que possamos entender nossa origem e desbravarmos os mistérios que compõem a vida.
Uma das grandes perguntas que assustavam a humanidade na antiguidade era: o que há dentro do nosso planeta? Se cavarmos até não conseguir mais, o que achamos? Hoje, temos esta resposta na palma da mão, ao alcance de, literalmente, um clique.

Hoje qualquer pesquisa na internet no mostra que a crosta terrestre é a camada mais externa do planeta, onde ocorre o desenvolvimento das atividades  dos sere humanos. Já o manto é a camada intermediária terrestre, formado por rochas de densidade mediana e responsável pela formação do magma. Por fim, o núcleo é a camada mais interna do planeta, sendo formado basicamente por ferro e níquel.

Nossos alunos também aprenderam que as camadas da Terra, em especial o manto e o núcleo, ainda são pouco conhecidas pela ciência, uma vez que as suas características naturais, além das limitações técnicas dos equipamentos humanos, não permitem a sua exploração por completo.

Para trazer este conhecimento de forma lúdica para seus alunos, a Professora Taíse Muller orientou os alunos do 4º Ano B e C em uma atividade com o objetivo de fixar esse conheciento de forma adequado a esse segmento escolar. A mestra ministrou um exercício  que consistia em montar, utilizando massinha de modelar, as camadas do planeta Terra: a crosta terrestre, o manto e o núcleo. Os estudantes criaram uma representação idêntica à ilustrada no livro, provando que este conhecimento já não é mais um mistério tão grande para o ser humano. Demais, não é mesmo?