Afetividade é o melhor caminho para o aprendizado - Colégio Pio XII

Uma das definições de afetividade no dicionário é: “capacidade do ser humano de reagir prontamente às emoções e aos sentimentos”. E nós, do Pio XII, acreditamos que a afetividade é o melhor caminho para o aprendizado.

Registro fotográfico feito antes da pandemia (Arquivo PIO XII).

Além das disciplinas e dos conteúdos didáticos, oferecemos experiências com vínculos afetivos. Os nossos alunos aprendem diariamente o respeito mútuo e a valorização do ser humano na sua individualidade. Dessa forma, compreendem seu papel na construção de um mundo cada vez melhor para eles e para o próximo.

Registro fotográfico feito antes da pandemia (Arquivo PIO XII).

A afetividade é importante no ambiente escolar porque os alunos aprendem melhor quando são ouvidos e acolhidos. Para isso, eles contam com todo o apoio, atenção e carinho dos professores e outros membros da equipe do Pio XII. A nossa aluna Manuela D’assunção, do 5° ano do Fundamental 1, destacou o que acha disso: “Eu gosto muito de todos os professores, sempre que eu estou com dúvida ou com algum problema, eles sempre estão prontos pra ouvir. Não só os professores, muitos funcionários também são supergentis com a gente. Eu me sinto muito bem com isso, acho muito legal.”

Garantir o bem-estar dos estudantes é uma das principais missões da nossa equipe, que sempre oferece atendimento ágil, próximo e personalizado para os alunos e suas famílias. Acolhimento e diálogo fazem parte do nosso dia a dia. Caio Pereira de Araújo, nosso aluno do 8° ano do Fundamental 2, contou um pouco sobre isso: “Quando eu cheguei aqui em 2017, eu não pensava que o Pio XII iria me acolher tanto como aluno e quanto como família, e hoje, nesses três anos que estudo aqui, eu percebi que isso se tornou verdade e agradeço muito a escola, aos meus amigos e aos professores por poderem me acolher tanto, a mim, meu pai e minha mãe.”

Nada melhor do que nossos próprios alunos para falarem sobre isso, não é verdade? Veja a opinião da nossa aluna Luiza Janete Caldas, da 3ª série do Ensino Médio, sobre o assunto: “A afetividade não é só importante para o carinho e cuidado, mas também é superimportante para o aprendizado. Ensinar não é apenas transmitir conhecimento, ensinar é ter atenção, ouvir e compreender, fazendo essa relação de amizade. Nós, alunos, nos sentimos bem sabendo que tem alguém disposto a nos ensinar e principalmente a nos escutar.”

Cada depoimento transborda amor e mostra que estamos no caminho certo. E temos orgulho em dizer: somos uma grande família, somos a Família Pio XII.
Venha fazer parte dela!